Criar um Site Grátis Fantástico
 ALEXANDRE INFORMÁTICA

Enquete
Qual a resolução máxima de uma tv full HD?
1024 x 768 pixel p²
1080 x 1920 pixel p²
800 x 1280 pixel p²
900 x 1440 pixel p²
Ver Resultados







Vírus x Antivírus

 

Comunicado importante: um vírus perigoso está assolando a internet

 

 

ATUALIZADO: a brecha de segurança é do cliente Java Runtime Environment. Para você se proteger, ATUALIZE seu cliente Java e mantenha um bom antivírus instalado.

Deu a louca no Google Adsense! Isso mesmo, ao acessar todos os sites que possuem Anúncios do Google, como o YouTube, Orkut e até o Baixaki, uma falha de segurança é explorada por indivíduos mal-intencionados. Ao acessar qualquer um destes e muitos outros sites, o  Java Runtime Environment, presente em praticamente todos os computadores domésticos e empresariais, tenta executar um arquivo maléfico sob o título de HTTP://wwww.sl. Já são centenas de websites com o mesmo problema

Fique atento e NÃO EXECUTE (clique em Cancel) este arquivo de jeito nenhum, pois é proveniente de alguma brecha de segurança do serviço de anúncios do Google. Pedimos encarecidamente desculpas pelo transtorno, contudo a resolução do problema não está ao nosso alcance, uma vez que se trata de uma falha de segurança do próprio Google.

Atenção, não execute este arquivo!

Se por acaso você executou o arquivo sem perceber e o antivírus nada suspeitou, instale imediatamente uma das seguintes opções e realize uma varredura:

 

Kaspersky Anti-Virus 2009

Avira AntiVir Personal Edition

 

O Kaspersky impede a entrada do vírus


Monitoramos constantemente este problema e estamos mais do que ansiosos por uma resolução imediata do Google. Fiquem alerta e avisem outros internautas para tomarem os devidos cuidados.

Publicado dia 25/10/2010

__________________________________________________________________________________________________________________

 

Segure o Clique!

 

O Baixaki adverte: controlar a sua curiosidade faz bem ao seu computador!

Quando o assunto é internet, não basta contar com um bom antivírus, o melhor a ser feito é contar com uma boa dose de cautela. Mas entre tantos links em e-mails, recados e mensagens chegando para nós o tempo todo, como saber onde clicar o seu mouse sem acabar se metendo em uma fria? As dicas para evitá-los são simples, mas nunca é demais reforçar o procedimento para se evitar um vírus em script.

Segure o Dedo!

Serviços de e-mail e redes sociais como o Orkut exploram a curiosidade das pessoas a fim de aumentar o fluxo das conversas. Acontece que os injetores de vírus também se utilizam disto, e qualquer clique desnecessário pode ser fatal, pois os scripts podem estar escondidos em qualquer lugar. Além dos cuidados básicos que todo usuário de internet deve ter em sua máquina, a maneira mais eficaz de evitar a contaminação por scripts é literalmente segurar a vontade de clicar em tudo!

Seu computador não será afetado caso você leia a mensagem que surgiu na sua caixa de e-mails, o script escondido somente é executado através de um link disfarçado, ou algo parecido, que você mesmo executa. E acredite, atualmente a maior parte das infecções são causadas pelo clique indevido do próprio internauta! Vale lembrar que contar com um bom antivirus e outros procedimentos de segurança continua sendo essencial.

Como a mamãe já dizia...

Cuidado com o Clique!

  • Desconfie e evite sites duvidosos ou desconhecidos. Suas propagandas, baners, pop-ups, imagens, vídeos e links podem estar escondendo perigosos bandidos. Melhor é navegar em zonas seguras ou se informar antes quanto aprocedência do endereço.
  • Em e-mails é muito comum que pessoas completamente desconhecidas lhe enviem mensagens. Mais uma vez todas as propagandas, notícias, imagens e vídeos devem ser evitados caso o remetente seja desconhecido, principalmente se o assunto parecer desconexo.
  • O caso do Orkut é ainda mais sério. Se no e-mail seu maior aliado é a procedência do remetente, no Orkut seus próprios contatos podem lhe “enviar” vírus escondidos em scripts. Qualquer mensagem genérica ou vaga demais com um link deve ser ignorada ou, na dúvida, antes de clicar peça informações ao seu colega a respeito do que você recebeu.

 

 

Publicado dia 25/10/2010

_________________________________________________________________________________________________________________

 

Vírus X AntiVírus - Atualizado em 25/10/2010

Curiosidade:: O primeiro vírus!  
O primeiro vírus de computador foi criado entre os anos de 1980 e 1982 por Rich Skrenta. Ele recebeu o nome de Elk Cloner e atacava os computadores Apple II. Ao contrário do que muitos imaginam, este vírus não tinha uma carga destrutiva. Ele se instalava na área de boot e apenas se multiplicava no disco rígido.
Como se tratava de um vírus “brincalhão”, de tempos em tempos ele exibia um poema e informava quantas vezes havia se multiplicado.


Os diferentes tipos de vírus
Os vírus não são nada mais nada menos que códigos de computação criados pelo homem, que são inseridos no PC contra a sua vontade e executados sem o seu conhecimento. Existem basicamente três tipos de vírus: Os vírus tradicionais, os trojans e os worms.

Os vírus tradicionais são códigos de computação maliciosos inseridos em programas e que tem a capacidade de se multiplicar, se esconder, esperar a ocorrência de eventos e entregar um conteúdo destrutivo ou malicioso.

Já os trojans são programas disfarçados como softwares benignos. Ao contrário dos vírus, eles não tem a capacidade de se multiplicar, mas podem apresentar um alto poder de destruição.

Por fim, os worms são programas ou algoritmos que se multiplicam em redes de computador e geralmente executam ações maliciosas como consumir os recursos do sistema ou reinicia-lo.

Vírus de programas e vírus de boot
Os vírus tradicionais são divididos em duas categorias: Os vírus de programas e os vírus de boot. 
Os vírus de programa são pragas virtuais que se instalam em arquivos executáveis (os que tem as terminações .COM e .EXE). Eles se posicionam em um setor inicial do arquivo, para serem executados antes que o programa seja carregado.

A atuação dos vírus de boot é um pouco diferente. Eles se instalam no setor de inicialização do computador (um arquivo que informa como o disco está organizado e que é lido antes do acesso de qualquer outro arquivo). Em alguns casos eles são lidos antes que o sistema seja carregado, impedindo dessa forma a sua inicialização.
---
Dica:: Para renovar o Setor de inicialização, use o comando:

Código:
FDISK /MBR

PS*::Se você usa dual-boot, NÃO Recomendo! *eu usava na época do windows9x/me ...talvez ele fique somente com o Win9x...
Mas se você der boot pelo CD do XP, tem uma opção de reparo do dual-boot. assim como comandos para reparo de boot "fixboot" e "fixmbr" ;D

---

Como agem os vírus no HD
1. Multiplicação::
Quando um programa contaminado por um vírus é executado, o vírus insere cópias de si próprio em outros programas. Quando estes softwares são executados, o procedimento é repetido, aumentando cada vez mais a contaminação.

2. Camuflagem::
Para evitar que os antivírus os detectem, alguns vírus se disfarçam usando um processo de mutação. Eles espalham pedaços de códigos sem função em meio a partes ativas, evitando assim serem identificados. Cada vez que se multiplica, o vírus cria células falsas diferentes para mascarar sua identidade. Além disso, eles falsificam informações no cabeçalho do arquivo, para que ninguém perceba que o tamanho do arquivo foi alterado. Alguns vírus tem ainda a capacidade de se copiar na memória do PC. Ali, ele pode constantemente procurar por uma ação que o ative e verificar quando os programas de antivírus estão tentando localizar arquivos infectados, para se esconder.

3. Espera do evento::
Toda vez que você executa um programa contaminado, o vírus procura por uma condição específica para entrar em ação (geralmente uma data). Se aquela condição for encontrada, o vírus lança sua carga destrutiva. Caso contrário. Ele apenas se multiplica mais uma vez.

4. Explosão::
Quando a condição necessária para o vírus agir e encontrada, ele finalmente “explode” . Esta explosão pode ser não-agressiva (a exibição de uma mensagem, por exemplo), ou destrutiva. No segundo caso, as conseqüências são imprevisíveis, indo da adulteração de arquivos à sua presença e fazem alterações súbitas nos arquivos. Eles podem, por exemplo, mudar dados em um programa, roubar senhas e até reduzir a velocidade do computador.


Ação do Antivírus

Os antivírus são programas que vasculham o HD em busca de vírus e em seguida os remove. A maior parte dos softwares antivírus conta com uma ferramenta que atualiza a base de dados via Internet, para garantir a proteção contra novos vírus assim que eles são descobertos.

Veja abaixo os procedimentos que o antivírus executa no seu PC::

1) A primeira linha de defesa dos antivírus é um programa que inspeciona o sistema de inicialização do computador, os arquivos de programas e os códigos de macro em busca de vírus. Para fazer esta verificação, o software escaneia estes três itens procurando seqüências de códigos iguais às contidas na lista de vírus do antivírus instalado.

2) Como alguns vírus conseguem escapar do escaneamento, os antivírus também contam com detectores heurísticos. A função destes detectores é procurar por setores de códigos que são ativados após algum tempo ou em uma data específica, por rotinas que buscam arquivos com as terminações .COM e .EXE, e por “escritas no disco que ultrapassam o sistema operacional” .

3) Os antivírus também instalam softwares na memória RAM. Estes programas monitoram todas as atividades do computador em busca de ações associadas à contaminação por vírus como o download de arquivos, a execução de programas a partir da Internet, a cópia e a descompactação de arquivos, a tentativa de modificar o código de um programa e a tentativa de alguns softwares permanecerem na memória após terem sido executados. Quando alguma ação suspeita é detectada, o antivírus interrompe o processo e exibe uma mensagem ao usuário se a operação deve ou não continuar.

+++

Spywares:: Programas que invadem sua privacidade, sem seu consentimento, se auto-instala através de sites visitados, programas sem procedência confiável ... Conhecidos como: Datamining, aggressive advertising (Propagandas), Parasites, Scumware, Keyloggers, selected traditional Trojans, Dialers, Malware, Browser hijackers, and tracking components. 

Fonte: Revistas de informática, pesquisas na Internet e ... Participação no Fórum

 

 

 

 

Publicado dia 25/10/2010.

__________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Vejam as diferenças dos antivírus e conclua,e sempre fique em alerta para nao ser surpreendido.

 

Publicado dia 27/10/2010.

 

_________________________________________________________________________________________________________________

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional